<< Voltar
28 de Setembro de 2013
Muse entrega Museu FC Porto by BMG
A MUSE entregou mais um grande projeto. Foi este sábado, 28 de Setembro, que o Museu FC Porto by BMG foi inaugurado oficialmente. Uma cerimónia especial para o FC Porto e para a Muse, uma vez que o projeto assinalava também a comemoração dos 120 anos do Clube.
Este Museu Desportivo, com cerca de 8000 metros quadrados, é considerado pelo seu Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa como “uma obra fantástica, que excedeu todas as expectativas dos mais otimistas”.
Este projeto reveste-se de especial importância, pois trata-se de um Museu onde pulsa o espírito do adepto portista, mas é também um local onde se conta a história da cidade e do país, um Museu que convida adeptos e não adeptos a apreciarem as suas características expositivas, interativas e lúdicas.

O Museu é uma viagem pela história do FC Porto onde a tecnologia e a interatividade colocam os adeptos e visitantes na vanguarda do desporto e da museologia mundial. Nas palavras de Antero Henriques, Diretor-geral da SAD, este Museu “traz à cidade uma obra única no país e provavelmente uma referência mundial em termos de futebol”.

À entrada do Museu, uma obra da artista plástica Joana Vasconcelos, “Valquíria do Dragão”, dá as boas vindas aos visitantes. Criada a partir de taças, cachecóis e galhardetes do clube, esta peça faz alusão às belas personagens femininas da mitologia nórdica, que sobrevoando os campos de batalha, tinham por tarefa divina escolher os mais bravos guerreiros.

A visita desenrola-se depois em 27 áreas temáticas, onde se destacam núcleos como “Origens”, “Azul ao fundo”, “Do campo ao estádio”, “Grandes notícias” e também áreas dedicadas a presidentes, treinadores, jogadores e às restantes modalidades do FC Porto.

O visitante poderá percorrer os espaços dedicados a cada uma das sete conquistas europeias do futebol “azul e branco”, apreciar uma “constelação” cheia de taças, explorar as inúmeras áreas interativas e até testemunhar uma réplica de um balneário e dos antigos “cativos” do Estádio das Antas.
O Museu inclui o serviço educativo, a FC Porto Store e Loja do associado, o Museu Caffé, um auditório, uma sala de exposições temporárias e dois espaços lúdicos.
“O Museu tem um discurso emocional. É a história do FC Porto e quem viveu estes momentos, quase todos de grande glória, fica mais do que tocado, porque sabe melhor do que ninguém o que isto representa. Está uma obra fantástica e acho que isto não é só orgulho do FC Porto, vai ser também o orgulho da cidade do Porto”, afirmou Pinto da Costa.

A abertura ao público está marcada para dia 26 de Outubro.

© Copyright Muse 2012
Assine a nossa newsletter