Memorial Hermínio Bittencourt - Grêmio Foot-ball Porto Alegrense
<< Voltar Seguinte >>

Nome Memorial Hermínio Bittencourt - Grêmio Foot-ball Porto Alegrense Futebol
Tipo Museus esportivos
Data 2012
Local Porto Alegre
Ficha Técnica  Produtor Executivo: Emílio Roca; Diretor de Projeto: Daniel Toso; Design: Mather & Co
Breve descrição  Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tem a intenção de ampliar e integrar o atual Memorial na futura Arena Grêmio, que se encontra em construção e será inaugurada em Dezembro de 2012.
O futuro espaço museológico tem como objetivo primordial preservar a história do clube tricolor e possibilitar aos visitantes uma experiência de entretenimento cultural e um vínculo emocional.
De forma a criar o melhor museu esportivo da América Latina e o mais avançado e pioneiro de todo o Brasil, no que diz respeito à sustentabilidade e acessibilidade, o projeto do museu assenta em cinco pontos essenciais:
1. SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Representativa através da criação de um museu acessível a todos os visitantes (Acessibilidade Social), desde pessoas com necessidades especiais e cadeiras de rodas, a crianças e adultos de diferentes faixas etárias, considerando diversos elementos, tais como, sanitários adaptados, linguagem gestual nos vídeos apresentados, diferentes alturas de visão para expor os objetos e as legendas, percursos adaptados para crianças em que a mascote do clube irá conduzir os visitantes menores na visita ao museu.
Pretende-se que a acessibilidade seja física, sensorial, intelectual, emocional, informativa e cultural.
2. SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA
Incorporação de tecnologias para tornar o museu num edifício inteligente e certificado seguindo propostas ambientalmente conscientes, como a, iluminação e projetores LED, detectores de presença de forma a reduzir o consumo de energia, entre outras.
3. SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA
Utilização de materiais biodegradáveis e recicláveis nas instalações e no mobiliário expositivo, de forma a preservar o ambiente e a durabilidade dos mesmos.
4. SUSTENTABILIDADE TECNOLÓGICA
Criação de um museu de última geração através do uso das novas tecnologias, equipamentos e processos economicamente viáveis, passíveis de serem produzidos e aplicados de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida dos visitantes e no desenvolvimento socio-ambientalmente sustentável.
5. SUSTENTABILIDADE VIRTUAL
Desenvolvimento do primeiro museu virtual acessível para todos os torcedores do clube espalhados pelo mundo, com dois níveis de acesso:
1 - Através da visita por áreas expositivas é possível aproximarmo-nos do objeto e de determinados detalhes do Museu.
2 - Para acessar ao nível de informação mais completo o visitante paga uma quantia (a determinar), e a partir daí pode ver com melhor qualidade e profundidade os conteúdos expostos, participar em concursos do Museu com prêmios bastante atrativos para os visitantes, de modo a cativar a visita ao museu.

© Copyright Muse 2012
Assine a nossa newsletter